segunda-feira, 6 de junho de 2011

Elaborando sua lista de Convidados

É comum no momento da elaboração da lista surgirem várias dúvidas quanto à maneira de se referir aos convidados. Essas dúvidas acabam transformando uma tarefa aparentemente fácil e simples em uma enorme dor de cabeça!

No momento da elaboração deve-se estar atento a expressões que já estão fora de uso como, por exemplo, EXTENSIVOS A FILHOS CASADOS. O correto é um convite para cada nova família constituída, no entanto, em casos extremos em que se deve conter despesas, pode-se utilizar apenas um convite para todos os familiares, usando para tanto a expressão FERNANDO ALBUQUERQUE, FAMÍLIA E FILHOS CASADOS, ou ainda FERNANDO ALBUQUERQUE E FAMILIARES.

A utilização das formas de tratamento Sr. ou Sra. , qual nome deve vir primeiro o do marido ou o da esposa, como tratar os colegas da empresa, como se referir a parentes mais próximos, entre outros, são dúvidas  bastante freqüentes para quem está elaborando uma lista de convidados pela primeira vez.
 
O tratamento que você deve dispensar a seus convidados ao preparar a lista, depende de alguns fatores a serem considerados. O casal deve combinar a formalidade do tratamento com seu grau de intimidade com o convidado. Também deve ser considerado o estilo de convite e festa, para combinar os de estilo mais tradicional um tratamento mais formal.

Um lembrete - Nunca é uma boa idéia ser informal:

  • Com pessoas de mais idade:
  • Com autoridades e detentores de título e comendas;
  • Com pessoas mais graduadas do ambiente de trabalho.
Utilize sempre o bom senso, em caso de dúvida utilize a regra formal.

É imprescindível que a lista seja elaborada de forma correta, pois a discordância no convite pode levar a um número excessivo de pessoas na sua festa.

A lista de convidados é importantíssima, ela deve ser digitada sem erros gramaticais para facilitar a leitura da calígrafa;

A calígrafa somente transcreve o que foi passado, por isso, cuidado para não errar.

Entregue pelo menos 5% a mais de convites para a sobrescrição, pois por se tratar de um trabalho manual e por mais cuidadoso que seja o profissional os erros são inevitáveis.

Após a entrega do lote de convites sobrescritos pela calígrafa, caso precise escrever em mais convites avulsos o valor será maior, por isso procure enviar a lista com os nomes de uma única vez para evitar pagar mais por convite avulso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...